O Conserto de Geladeira pode ser necessário em uma quantidade de vezes bem maior do que você imagina. Isso porque devido alguns problemas comuns que causam falhas, a geladeira pode parar de funcionar repentinamente.
Dessa forma, é necessário buscar ajuda de alguma assistência técnica autorizada de sua marca ou que trabalhe de forma geral, sendo a Super Service é um bom exemplo dessas duas situações.
No conteúdo de hoje, mostraremos as 11 causas mais comuns que podem fazer sua geladeira parar de funcionar, fazendo com que você busque por um Conserto de Geladeira em uma assistência técnica especializada no assunto.
Aviso importante: antes de mexer no eletrodoméstico, certifique-se de que ele está desconectado da rede elétrica, evitando perigo de eletrocussão.
1. Conserto de Geladeira – A tomada elétrica está com defeito
É possível que a tomada elétrica à qual o refrigerador está conectado tenha sido desconectada ou não haja energia. Recomendamos conectar outro aparelho na tomada elétrica para verificar se está funcionando corretamente.
Também é possível verificar o estado do cabo elétrico da geladeira e substituí-lo se necessário, levando até um conserto de geladeira especializado.
2. A temperatura do cômodo onde o aparelho está localizado é muito baixa
Se o cômodo onde está à geladeira for muito gelado, por exemplo, com uma temperatura inferior a 10°, o termostato só é ativado ocasionalmente porque a temperatura exterior será quase idêntica à do interior do aparelho.
3. Conserto de Geladeira – A lâmpada está com defeito
Uma iluminação defeituosa pode levar a pensar que o aparelho não funciona bem, quando na realidade o problema é exclusivamente com a lâmpada.
Antes de tirar conclusões precipitadas, recomendamos verificar se o refrigerador é realmente capaz de manter a temperatura desejada e se o compressor está funcionando regularmente. Se o mau funcionamento estiver limitado à lâmpada, substitua levando em um conserto de geladeira como a Super Service, a qual falaremos sobre no decorrer do conteúdo.
4. O motor do ventilador falhou
Se o seu refrigerador estiver equipado com um ventilador e não girar normalmente, você pode pensar que o refrigerador não está mais funcionando corretamente.
Nestes casos, é melhor verificar primeiro se o compressor liga: se você não ouvir o som do ventilador funcionando, ele pode estar com defeito. Verifique também se não há obstruções que possam bloquear a turbina.
5. O termostato de degelo não inicia
Em algumas geladeiras com tecnologia Frost Free, o termostato de degelo é combinado com um fusível térmico. Se o termostato não iniciar no final do ciclo de degelo, o refrigerador não poderá ligar novamente.
Um multímetro pode ser usado para verificar se o termostato está funcionando corretamente, tendo o cuidado de verificá-lo quando o componente estiver muito frio. Por outro lado, se a verificação for feita com o termostato em temperatura ambiente, nenhum valor deve ser obtido.
Novamente, esta é uma situação muito específica, sendo indicada a ser realizada somente em um conserto de geladeira especializado, que haja com cautela e segurança, preservando a integridade de seu eletrodoméstico.
Continue lendo e conheça a Super Service, o melhor local para conserto de geladeira de toda Goiás.
6. O temporizador de degelo está com defeito
Os frigoríficos com tecnologia Frost Free são os únicos que possuem um temporizador de descongelação que permite iniciar este processo de forma automática. Se este componente não funcionar corretamente, o compressor não será capaz de ativar.
Você pode girar o cronômetro manualmente até que o degelo comece (você ouvirá um clique). Em seguida, aguarde e verifique se a resistência aquece e aguarde o fim do ciclo de degelo.
O compressor deve ligar quando o termostato for acionado: se isso não acontecer, provavelmente o problema é causado pelo temporizador ou termostato de degelo e um dos dois componentes precisará ser substituído em algum conserto de geladeira especializado.
7. O termostato de regulação de temperatura está com problema
O termostato de regulação está localizado atrás do painel de botões que permite selecionar a temperatura interna do refrigerador. Se o aparelho deixar de produzir ar frio, o termostato pode estar com problema e, consequentemente, impedir o ligamento do compressor.
Recomendamos que você retire o termostato e mergulhe a ponta do sensor em um copo de água bem fria, com alguns cubos de gelo. Se, quando o botão de seleção do termostato for acionado, um clique for ouvido, isso significa que o componente está funcionando corretamente. Novamente, essa é outra situação que deve ser feita por um conserto de geladeira, as repassadas aqui informações são apenas para conhecimento.
8. A placa eletrônica está com defeito
A placa eletrônica é utilizada principalmente para regular a temperatura e iniciar o descongelamento quando necessário (em aparelhos com tecnologia Frost Free). Caso a placa eletrônica pareça não funcionar, é possível verificar o seu funcionamento com um multímetro no modo “Voltímetro” para verificar se a energia está presente.
Outra situação que deve ser feita somente com auxílio de um técnico ou então diretamente em uma assistência técnica autorizada da marca de sua geladeira.
9. O compressor está bloqueado
Se o compressor do refrigerador estiver bloqueado ou se a bobina interna for cortada, o componente não será inicializado.
Nos casos em que o relé do compressor já foi trocado e o problema persiste, a falha provavelmente afetará o compressor e será necessário solicitar a intervenção de um técnico autorizado.
Super Service conserto de geladeira
Conforme mencionado desde o início desse conteúdo, a grande maioria dos problemas relacionados à sua geladeira não estar funcionando são complexos. Sendo assim, é necessária a intervenção de um técnico especialista no assunto ou então de uma loja que funcione como assistência técnica autorizada.
Como é o caso da Super Service, que está localizada no estado de Goiás, atendendo a todas as cidades do estado, principalmente aquelas localizadas nas regiões de Goiânia e Brasília, somos serviço autorizado Samsung e Panasonic.
Ao deixar a sua geladeira na Super Service, você terá a certeza de que está lidando com a melhor empresa que funciona como assistência técnica de todo o estado, prezando pelo cuidado e bom funcionamento de seu eletrodoméstico.
Fale conosco e solicite um orçamento, faça os reparos de sua geladeira aqui na Super Service!