O Conserto de Forno Micro-ondas pode ser mais necessário do que você imagina, sendo necessário sempre levar nosso eletrodoméstico em uma assistência técnica autorizada e responsável, como é o caso da Super Service que falaremos no decorrer do conteúdo.
Agora, leia conosco e veja quais são as 10 situações mais comuns que podem fazer você ter que entrar em contato com um Conserto de Forno Micro-ondas especializado!
1. A fonte de energia está com defeito
Se o micro-ondas não funcionar mais, o motivo pode estar na fonte de energia. Recomenda-se examinar a saída, pois pode ter derretido. Se você não puder mais desconectar o plugue, force um pouco depois de desconectar a energia.
Certifique-se de que a tomada esteja funcionando corretamente, por exemplo, conectando outro aparelho.
De qualquer forma, desligue o seu disjuntor para garantir sua segurança, ou solicite ajuda de um técnico especialista em conserto de forno micro-ondas.
2. Conserto de Forno Micro-ondas – O fusível queimou
O fusível do micro-ondas serve para proteger o aparelho e torná-lo seguro. O fusível é um dos principais motivos das falhas. Se algum dos componentes do micro-ondas estiver com defeito, o fusível queimará e impedirá o funcionamento.
Verifique a condição deste componente e o substitua se necessário. Antes de fazer qualquer tentativa, observe cuidadosamente às instruções de segurança a serem seguidas.
O fusível está localizado sob a tampa, geralmente próximo ao cabo de energia do aparelho. Novamente, é indicado que você leve seu eletrodoméstico a um conserto de forno micro-ondas especializado no assunto.
3. A fechadura de segurança da porta está quebrada
A fechadura de segurança da porta do micro-ondas é caracterizada por vários pequenos interruptores: se um deles estiver com problema ou se um dos ganchos da porta se partir, o aparelho não liga.
Isso pode fazer com que o fusível do micro-ondas ou todo o sistema elétrico queime. Você pode testar esses componentes com um multímetro, com a porta fechada ou aberta.
Remova a tampa do micro-ondas e localize os micro interruptores de segurança da porta. Desconecte todos os conectores e coloque os dois cabos de teste do testador nos terminais dos micro interruptores.
Você deve obter um valor em uma das duas posições da porta (aberta ou fechada). Caso não conseguir efetuar essa tarefa, leve seu eletrodoméstico até a Super Service, o melhor conserto de forno micro-ondas de todo o estado de Goiás.
4. O magnetron está perdendo eletricidade
O magnetron está localizado sob a tampa do micro-ondas. A corrente elétrica alimenta o magnetron, que emite ondas eletromagnéticas. Se o componente estiver com defeito ou perder eletricidade, ele irá parar de funcionar, produzindo ruído em alguns casos antes de falhar.
Antes de medir os valores, verifique se o multímetro está no modo “Ohm Ω”. Para iniciar a medição, desconecte os conectores do magnetron e coloque os dois cabos de teste do multímetro nos terminais.
Se você obtiver um valor próximo à zero (menos de um ohm), significa que o magnetron está funcionando corretamente e que não é a causa do problema. Para aprofundar esses dados, verifique também se não há vazamentos de corrente.
Nunca teste esses componentes sem primeiro desconectar o aparelho e descarregar o capacitor, pois há risco de eletrocussão. Se o magnetron estiver com defeito após a inspeção, ele precisará ser substituído.
Já sabe qual é a nossa recomendação: leve seu eletrodoméstico até um conserto de forno micro-ondas, assim você garante sua segurança e de quem está envolvido ajudando na inspeção do micro.
Tenha sempre muito cuidado em mexer com coisas ligadas a energia elétrica, deixe que um profissional assuma a responsabilidade, como no caso da Super Service.
5. Conserto de Forno Micro-ondas – O capacitor está com defeito
O capacitor armazena energia, amplificando assim a tensão elétrica. Se o capacitor estiver com defeito, a unidade fará muito barulho e parará de funcionar, queimando o fusível.
Nunca tente verificar o capacitor sem antes descarregá-lo, pois há risco de eletrocussão. Em seguida, desconecte todos os fios do capacitor e conecte os fios do multímetro (no modo ohmímetro) a cada conector. Você deve obter um valor que aumenta ou diminui progressivamente. Caso contrário, o componente deve ser substituído.
6. O diodo de alta tensão sofreu um curto-circuito
O diodo de alta tensão consiste em uma bateria de oito diodos. Devido à sua composição, o diodo de alta tensão não pode ser verificado com um multímetro. Nesses casos, deixe que um técnico autorizado e especialista no conserto de forno micro-ondas tome as rédeas da situação.
7. O transformador está com defeito
Se estiver com defeito, o aparelho fará barulho e pode explodir o disjuntor ou fusível interno. Neste caso, o micro-ondas não funcionará mais, mesmo estando conectado a energia elétrica.
8. A segurança térmica está ativada
Ao interromper a corrente, quando necessário, a segurança térmica evita o superaquecimento do magnetron do micro-ondas, fazendo com que o mesmo desligue.
9. O cronômetro está bloqueado
O temporizador de micro-ondas pode ser mecânico ou eletrônico. Se bloqueado, ou se outros contatos elétricos internos estiverem danificados, o cronômetro não será mais iniciado.
Ele pode ser substituído em um conserto especializado como a Super Service.
10. A placa eletrônica está com defeito
A placa eletrônica permite gerir todas as funções do forno micro-ondas (aquecimento, lâmpada, etc.). Se todas as verificações acima tiverem sido realizadas e o problema persistir, pode ser necessário substituir a placa eletrônica.
Você pode entrar em contato com um técnico autorizado da Super Service.
Visite a Super Service: o melhor conserto de forno micro-ondas de Goiás
Lembra-se de quando mencionamos o nome da Super Service no decorrer do conteúdo? Fizemos questão de falar sobre a empresa várias vezes, isso porque a Super Service é de longe a melhor opção de conserto de forno micro-ondas que você poderia escolher.
Atendendo em todo o estado de Goiás, está presente principalmente nas regiões de Brasília e Goiânia. Portanto, caso queira um atendimento privilegiado e ter a certeza de que está colocando seu eletrodoméstico nas mãos certas, solicite um orçamento conosco!